Andropausa
Além das mulheres, também os homens atravessam uma fase de declínio hormonal, sobretudo de testosterona, a principal hormona masculina. A esta fase chamamos de andropausa, a “menopausa masculina”.
Uma das semelhanças mais comuns entre homens e mulheres são os sintomas, que podem passar por oscilações de humor, tristeza e desmotivação sem causa aparente, irritabilidade, diminuição da capacidade de concentração e de memória, alteração do padrão do sono, diminuição do desejo sexual e alguma dificuldade na gestão do peso, entre outras condicionantes.
O que é a Andropausa?
Ao contrário da mulher, que não será mais capaz de ter filhos, isto não acontece no caso do homem mesmo após a andropausa. A sua produção de esperma continuará e o homem poderá ser pai em idades mais avançadas.
A andropausa, ou síndrome de deficiência androgénica, é um processo natural de envelhecimento do homem e resulta numa diminuição significativa dos níveis de testosterona. No entanto, ao contrário do que acontece no sexo feminino, estas alterações ocorrem de forma insidiosa, gradual e lenta.
Os seus sintomas iniciais contam com uma diminuição da libido e do número de ereções matinais, com perda de massa muscular, aumento do perímetro abdominal, cabelo mais fino, entre outros.
Para quem é indicada a consulta de andropausa?
A consulta de andropausa é indicada para todos os homens que possam começar a sentir alguns dos sintomas associados à andropausa:
- Irritabilidade e mudanças de humor
- Perda de massa muscular e força
- Alterações na função sexual, como ejaculação precoce
- Aumento da gordura abdominal
- Aumento do colesterol ou triglicerídeos
- Fadiga, mesmo com descanso
- Ansiedade e/ou desmotivação
- Dificuldade de concentração e memória
- Diminuição da libido
- Disfunção erétil
- Menos ereções matinais
Na consulta de andropausa também é abordada a prevenção de doenças ou condições derivadas deste declínio hormonal, tais como doenças cardiovasculares, osteoporose ou sarcopenia. Desta forma, a prevenção é fundamental.
Acompanhamento multidisciplinar na Andropausa
A andropausa não se compara à menopausa em termos de intensidade, pois o declínio hormonal na mulher é muito mais acentuado. Mas os homens também podem ter sintomas e tanto temos relatos de homens com poucas alterações como outros que indicam desconfortos significativos. Como vemos, estes sintomas podem ser físicos, psicológicos ou emocionais, pelo que o acompanhamento deve ser multidisciplinar.
Nutrição e Modulação Intestinal
Quando procuramos reequilibrar os níveis hormonais, aquilo que comemos e a saúde do nosso intestino têm um papel fundamental. Um plano nutricional adequado ajuda na inflamação, na gestão do peso, na manutenção da massa muscular e melhora o metabolismo.
Psicologia
A queda hormonal no homem pode trazer sintomas que impactam diretamente com a sua vida sexual, autoimagem e autoestima. O acompanhamento psicológico possibilita a vivência desta fase com mais confiança.
Sexologia e Terapia de Casal
A queda hormonal tem como consequência a diminuição do desejo sexual, alterações na ejaculação e na ereção. Consequentemente, podem ocorrer mudanças na vivência íntima da relação. A sexologia vai oferecer estratégias para recuperar a conexão e vivenciar o prazer nesta fase e, quando necessário, a terapia de casal poderá auxiliar na comunicação e no reforço do vínculo afetivo.
Modulação Hormonal e Terapia de Reposição Hormonal
Um dos caminhos de tratamento mais comuns para a andropausa é a terapia de reposição hormonal bioidêntica proposta na modulação hormonal pela Medicina Anti-Aging.
Modulação Hormonal
A modulação hormonal tem como objetivo equilibrar os níveis hormonais no organismo através das mudanças do estilo de vida, como a alimentação, o exercício físico, a gestão do stress e do sono, bem como a suplementação não-hormonal e a terapia de reposição hormonal quando necessário.
Reposição Hormonal Bioidêntica
A terapia de reposição hormonal consiste na reposição dos níveis hormonais recorrendo a hormonas bioidênticas. Isto é, hormonas que têm uma estrutura molecular igual às hormonas que são naturalmente produzidas pelo corpo humano. Por esta razão, os nossos recetores estão preparados para estas hormonas, não havendo efeitos secundários.
Com a modulação hormonal conseguimos eliminar os sinais e sintomas mais frequentes e mais limitativos. Gerir a causa do problema oferece aos pacientes um grande alívio nos sintomas e uma melhoria na sua qualidade de vida.
Equipa
Uma equipa multidisciplinar e dedicada à Andropausa para uma abordagem personalizada e individualizada.
Andropausa
Medicina Anti-Aging, Nutrição e Modulação Intestinal, Psicologia e Sexologia
Equipa
Uma equipa multidisciplinar e dedicada à Andropausa para uma abordagem personalizada e individualizada.
Medicina Anti-Aging
Dr.ª Núria Gouveia
Medicina Anti-Aging
Dr.ª Carolina Ponte
Medicina Funcional e Integrativa
Dr.ª Dina Pita
Medicina Funcional e Integrativa
Mª Inês Antunes
Nutrição e Modulação Intestinal
Ana Sofia Valente
Sexologia e Terapia de Casal
Ana Carina Valente
Psicologia
Perguntas frequentes
É aconselhável que, independentemente dos sintomas, todas as pessoas conheçam o seu perfil hormonal em tornos dos 30-35 anos, dado que é a partir dessa idade que existe uma perda de cerca de 1% a 3% de hormonas por ano.
Sim, o homem também pode fazer reposição hormonal, sobretudo de testosterona, para reequilibrar o organismo e reduzir os sintomas associados.
Na mulher, a menopausa significa o fim da fertilidade, deixando de ovular. No homem é diferente: embora a quantidade e qualidade dos espermatozóides reduza, o homem nunca deixa de ser infértil na totalidade.
Sim, claro. A consulta de Anti-Aging e Modulação Hormonal é sempre benéfica, mesmo quando não é possível fazer reposição hormonal bioidêntica por qualquer razão. Ainda assim, cada organismo é único e, por isso, o tratamento deve ser sempre individualizado após análises clínicas e historial clínico.
Entre em contacto connosco.
Entre em contacto connosco para esclarecer todas as suas questões ou agendar a sua consulta. Após o preenchimento deste formulário, será contactado pela nossa equipa.