GESTÃO DO PESO
EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Com uma abordagem médica multidisciplinar e personalizada a cada paciente, a Clínica Dr.ª Marta Padilha criou diferentes Planos de Gestão do Peso em Crianças e Adolescentes por forma a melhorar a saúde e o bem-estar de pacientes com dificuldades na gestão do peso.
Estes planos respondem a problemas relacionados com as alterações de peso nesta fase da vida, tais como a obesidade, o excesso de peso ou a magreza extrema. Envolvendo várias especialidades médicas e serviços, o plano é escolhido e aconselhado conforme diagnóstico médico inicial.
ALTERAÇÕES DE PESO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A obesidade e o excesso de peso caracterizam-se pela acumulação excessiva de gordura corporal que ocorre quando existe um balanço energético positivo: o número de calorias ingeridas é superior ao gasto energético, num considerável período de tempo.
1 em cada 3 crianças tem excesso de peso ou obesidade, e na adolescência esta manifesta-se em 1 em cada 4. São dados alarmantes disponibilizados no Relatório da Obesidade 2022 pela Ordem dos Nutricionistas.
O excesso de peso e a obesidade tendem a ser mais comuns perante más escolhas nutricionais e hábitos de vida mais sedentários. Contudo, também envolvem fatores genéticos e distúrbios hormonais, como é o caso do hipotiroidismo e da doença de cushing.
Já a magreza extrema — decorrente de distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia nervosa —, pode ser causada pela depressão, ansiedade ou, até, pela pressão dos amigos, família e sociedade para a perda de peso. A genética também pode estar envolvida neste processo.
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Os nossos Planos de Gestão do Peso em Crianças e Adolescentes podem envolver até 4 áreas essenciais: Endocrinologia Pediátrica, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia.
São adequados para crianças até aos 12 anos de idade e para adolescentes dos 13 aos 17 anos de idade.
ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA
Os desequilíbrios hormonais nas crianças e adolescentes podem ser responsáveis pelo excesso de peso e podem trazer outras consequências no caso dos distúrbios alimentares. A Endocrinologia Pediátrica assume uma função essencial no diagnóstico e equilíbrio dessas hormonas, de forma a garantir um crescimento saudável.
NUTRIÇÃO
A perda ou ganho de peso exige uma reeducação alimentar. Através da Nutrição é possível avaliar e determinar as necessidades nutricionais dos pacientes e assim, elaborar o melhor plano alimentar, adequado a cada organismo.
PSICOLOGIA
A Psicologia apresenta um papel muito importante na gestão do peso em crianças e adolescentes, pois existem fatores psicológicos que podem estar na sua origem.
Além disso, crianças e adolescentes com alterações de peso tendem a apresentar mais vulnerabilidades psicológicas, podendo revelar níveis elevados de ansiedade e perturbações alimentares.
FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL
Através da Endermologia LPG e das Drenagens Linfáticas é possível estimular as células e o sistema linfático para uma pele mais firme e com menos volume, complementando todos os esforços nas restantes áreas médicas.
EQUIPA MÉDICA
Dr.ª Daniela Amaral
Endocrinologia Pediátrica
Maria Inês Antunes
Nutrição
Ana Carina Valente
Psicologia
Tatiana Carrasco
Fisioterapeuta Dermato-Funcional
PLANOS DE GESTÃO DE PESO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Planos multidisciplinares adequados a crianças até aos 12 anos de idade e a adolescentes dos 13 aos 17 anos de idade.
BASIC
Endocrinologia Pediátrica e Nutrição
PLUS A
Endocrinologia Pediátrica, Nutrição e Psicologia
PLUS B
Endocrinologia Pediátrica, Nutrição e Drenagem/Endermologia LPG
PLUS PREMIUM
Endocrinologia Pediátrica, Nutrição, Psicologia e Drenagem/Endermologia LPG
O número de consultas ou sessões necessárias é definido após diagnóstico médico. Entre em contacto connosco para conhecer os preços de cada plano.
CONTACTOS
Se o seu filho ou filha tem problemas na gestão do peso ou tem tido sintomas relacionados com alterações de peso, marque já a sua consulta de avaliação.