LIPEDEMA

O lipedema é uma doença crónica e progressiva que afeta, maioritariamente, as mulheres. Caracteriza-se pela acumulação excessiva de gordura na zona inferior do corpo, sobretudo, quadril, pernas e tornozelos.
Esta acumulação excessiva de gordura ocorre em ambos os membros de forma simétrica, mas provoca no corpo uma desproporção,, dado que é do tipo genóide e afeta a parte inferior do corpo, à excepção de mãos e pés. Apenas em alguns casos afeta também os braços. O lipedema pode provocar também dor ao toque e à palpação e hematomas.
Sendo uma doença crónica, não tem cura, mas quando não é controlada pode evoluir, aumentando os sintomas. Com isto, existem 4 estádios que a caracterizam, variando com um aumento da gordura acumulada, aumento de dor e desconforto e alterações na pele.
É uma doença desvalorizada e pouco abordada, sendo muitas vezes confundida com obesidade ou linfedema — uma condição diferente relacionada com o sistema linfático —, o que gera frustração nas mulheres que dela sofrem e dificilmente vêem os seus esforços resultarem.

SINTOMAS DE LIPEDEMA
A acumulação excessiva de gordura é o sintoma principal, ao qual se juntam outros:
– pernas pesadas e cansadas;
– pele com aspeto casca de laranja e surgimento de hematomas;
– dor e sensibilidade ao toque e à palpação;
– hematomas e equimoses frequentes.
CAUSAS DO LIPEDEMA
Apesar de o lipedema não ter uma causa exclusiva determinada, acredita-se que tem uma forte influência hereditária.
Uma das causas para o lipedema pode ser o desequilíbrio hormonal, devido a um défice de progesterona e um excesso de estrogénio.
Afeta, sobretudo, as mulheres na puberdade ou a partir dos 30 anos. Quando não controlada, pode evoluir para um linfedema, afetando o sistema linfático.
SINAIS HABITUAIS DE LIPEDEMA
1.
DESPROPORÇÃO CORPORAL
A parte inferior do corpo, poupando mãos e pés, tem maior volume do que a parte superior.
2.
DIFÍCIL RESPOSTA A ESTÍMULOS
Apesar de dieta equilibrada e exercício físico regular, parece não haver uma resposta do corpo.
3.
APARÊNCIA DA PELE
Pele com aspeto casca de laranja. Também é comum e fácil ter hematomas.
4.
CANSAÇO E DOR
Maior sensação de pernas cansadas, pesadas, pressionadas e com maior sensibilidade à dor.
5.
BOLSAS DE GORDURA
São comuns as “bolsas” de gordura acima do joelho.
TRATAMENTO DO LIPEDEMA
Sendo uma doença crónica, não existe cura para o lipedema. O importante, após o diagnóstico, passa por conseguir controlar os sintomas por forma a otimizar a qualidade de vida das pacientes.
O tratamento conservador é multidisciplinar e envolve:
– Fisioterapia Dermatofuncional, com a realização de drenagens linfáticas manuais ou mecânicas para a estimulação da drenagem no organismo;
– Nutrição, com a definição de um plano alimentar personalizado que passa, na maior parte das vezes, por uma dieta anti-inflamatória para reduzir a inflamação dos tecidos;
– Psicologia, dado que falamos de uma doença pouco falada, muitas vezes desvalorizada, e que afeta não só o conforto diário como a autoimagem e autoestima;
– Suplementação individualizada, quando necessário;
– Modulação Hormonal, caso se verifique que a causa do lipedema está no desequilíbrio hormonal.


SERÁ QUE TEM LIPEDEMA?
Para saber se o que tem é Lipedema deve ser avaliada por um profissional qualificado. Este conseguirá orientá-lo tanto na prescrição direta dos tratamentos para a gestão de sintomas ou, caso necessário, a indicação de outros profissionais.
A avaliação é realizada por um Fisioterapeuta.
GARANTA A SUA VAGA
PROTOCOLO PARA O LIPEDEMA
Com uma equipa multidisciplinar e formada para a problemática do Lipedema, criamos um protocolo de tratamento que garante um diagnóstico eficaz, um plano de tratamento completo e personalizado e uma equipa profissional dedicada a pacientes que sofrem com Lipedema.
Este é um protocolo desenhado pela Drª Marta Padilha e pela Drª Núria Gouveia, com formação LPXP (Lipedema Xperience). Fique a conhecer o nosso protocolo para o Lipedema e agende já a sua avaliação.
Contactos
Entre em contacto connosco para esclarecer todas as suas questões ou agendar a sua consulta. Após o preenchimento deste formulário, será contactado pela nossa equipa.