Modulação Intestinal

Não somos aquilo que comemos. Somos aquilo que o nosso intestino decide absorver. A Modulação Intestinal é uma abordagem da nutrição que procura restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal e otimizar o funcionamento de todo o organismo, já que a saúde intestinal influencia o sistema imunitário, o metabolismo, os níveis hormonais e, até, a saúde da pele. 

O que é a Modulação Intestinal?

A modulação intestinal é uma abordagem inserida nas consultas de nutrição, que combina avaliação clínica, alimentação e suplementação individualizada, quando necessário, para equilibrar a microbiota intestinal e melhorar a saúde do intestino. 

Existem diversas condições em que a modulação intestinal pode intervir: 

  • Distensão abdominal, gases, obstipação ou diarreia; 
  • Síndrome do intestino irritável (SII); 
  • Doenças inflamatórias intestinais; 
  • Alterações ligadas ao eixo intestino-cérebro, como a ansiedade; 
  • Alterações nos níveis hormonais, como na menopausa; 
  • Lipedema; 
  • Sintomas como fadiga ou baixa imunidade, relacionadas com a absorção. 

A modulação intestinal não intervém apenas quando há queixas do trato gastrointestinal. O intestino tem um papel fundamental na absorção dos nutrientes e das vitaminas que podem comprometer os níveis hormonais e funções essenciais do organismo sendo, por isso, fundamental equilibrar todo o sistema intestinal. 

Suplementação, Probióticos e Prebióticos

A microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos, como as bactérias ou os fundos, que habitam o nosso intestino e que têm funções vitais para a nossa saúde, como ajudar na absorção de nutrientes, na produção de certas vitaminas ou na regulação do sistema imunitário. 

Quando a microbiota está em desequilíbrio, a que chamamos de disbiose, cuidar da mesma torna-se prioridade, seja através da alimentação ou de suplementação, como os probióticos e os prebióticos. 

PROBIÓTICOS

São microrganismos vivos que, em doses adequadas, são benéficos para a saúde, ajudando a restaurar e a manter a microbiota equilibrada.  

PREBIÓTICOS

Os prebióticos são fibras fermentáveis que alimentam as bactéricas “boas” do intestino. Favorecem, assim, o crescimento das bactérias que mais precisamos. 

A escolha dos probióticos e/ou prebióticos deve ser sempre individualizada e personalizada às necessidades específicas de cada pessoa. 

Outros suplementos — como enzimas digestivas, polifenóis, ómega-3, entre outros elementos de fitoterapia — podem ser usados também para reduzir a inflamação, melhorar a digestão ou reparar a mucosa intestinal.

Equipa

Mª Inês Antunes

Nutrição e Modulação Intestinal | 1988N

Entre em contacto connosco.

Entre em contacto connosco para esclarecer todas as suas questões ou agendar a sua consulta. Após o preenchimento deste formulário, será contactado pela nossa equipa.