Política de Privacidade da Clínica Drª Marta Padilha

INTRODUÇÃO

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA pertence à Sociedade Padilha & Barreiros, Lda., com sede na Avenida Casal das Cabanas nº 55, Golf Residence, 2730-277 Barcarena, para qual a proteção da informação é uma prioridade.

No âmbito da sua atividade, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA procede ao tratamento de Dados Pessoais, relativos quer (i) dos seus trabalhadores e colaboradores (designadamente na gestão de recursos humanos, segurança e saúde no trabalho e o processo de recrutamento), quer (ii) dos seus clientes, na prestação de cuidados de saúde (medicina preventiva, diagnóstico médico, prestação de cuidados ou tratamentos médicos e gestão de serviços de saúde).

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA pretende que os seus Clientes conheçam as regras gerais de privacidade e os termos de tratamento dos dados que recolhe, no estrito respeito e cumprimento da legislação aplicável neste âmbito, nomeadamente do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados” ou “RGPD”) no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação dos mesmos, assim como da Lei nº 58/2019, de 8 de agosto, que assegura a execução, na ordem jurídica nacional do RGPD.

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA procura respeitar as melhores práticas em matéria de segurança e proteção de dados pessoais, promovendo ações e melhorando sistemas de forma a acautelar a proteção dos dados que lhe são disponibilizados pelos seus Clientes.

A recolha e tratamento dos dados fornecidos à CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA, assim como o exercício dos direitos dos seus titulares relativamente a estes dados, regem-se por esta Política de Privacidade, pelos Regulamentos Internos e pelos restantes instrumentos utilizados pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA.

A Política de Privacidade define as regras relativas ao tratamento de Dados Pessoais a que a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA e seus colaboradores deverão obedecer, em cumprimento do disposto na Legislação relativa à proteção de Dados Pessoais.

O tratamento de dados pessoais recolhidos através do site será regulado por Política de Privacidade própria disponível na plataforma em questão, dada a especificidade inerente à utilização do mesmo.

As regras estabelecidas pela Política de Privacidade serão aplicáveis a todos os trabalhadores da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA e aos prestadores de serviços da Clínica, também designados em conjunto como “colaboradores”.

Deverá ser assegurado a cada Cliente informação relativa à identidade e contactos do responsável pelo tratamento, contactos do Data Protection Officer (DPO), finalidades do tratamento e fundamentos jurídicos associados, categorias dos dados pessoais tratados, destinatários ou categorias de destinatários dos dados, prazo de conservação dos dados, existência e condições de exercício dos direitos enquanto titular dos dados, entre outros que se apliquem.

RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

O responsável pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais será a Sociedade Padilha & Barreiros, Lda., com sede na Avenida Casal das Cabanas nº 55, Golf Residence, 2730-277 Barcarena, que o faz quando se dirige/contacta com a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA.

Caso tenha alguma dúvida sobre o modo como procedemos ao tratamento dos dados pessoais que nos forneceu, deseje algum esclarecimento sobre o presente documento ou queira exercer algum dos direitos mencionados no presente documento, deverá enviar-nos um e-mail para dpo@martapadilha.pt ou, em alternativa, escrever-nos para: Avenida Casal das Cabanas nº 55, Golf Residence, 2730-277 Barcarena.

RECOLHA E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A. PRINCÍPIOS DE TRATAMENTOS DE DADOS PESSOAIS

Os tratamentos de Dados Pessoais levados a cabo pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA deverão processar-se de acordo com os seguintes princípios:

(a) Licitude, lealdade e transparência

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA deverá dar a conhecer ao Titular dos Dados a realização do tratamento de dados que lhe respeite, indicando, nomeadamente, os seus fundamentos de legitimidade, finalidades,

categorias de dados tratados, período de conservação dos dados e outras informações relevantes relativas ao Tratamento de Dados Pessoais.

A realização de operações de Tratamento de Dados Pessoais em subcontratação deve ser regida por um contrato ou ato jurídico que vincule o Subcontratante ao Responsável e que estipule designadamente, obrigações de confidencialidade e de segurança do tratamento, e que o Subcontratante apenas atua mediante instruções do Responsável, incumbindo-lhe igualmente o cumprimento das obrigações previstas no Artigo 28.º do RGPD

(b) Limitação das finalidades

Os Dados Pessoais tratados pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA deverão ser recolhidos para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, não podendo ser posteriormente tratados de forma incompatível com essas finalidades.

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA realizará operações de tratamento de Dados Pessoais dos seus Clientes, nomeadamente, para as seguintes finalidades: (1) Prestação de cuidados de saúde, incluindo serviços de medicina preventiva, de diagnóstico médico e terapêutica e gestão de serviços de saúde, incluindo as operações e procedimentos de faturação a terceiros financeiramente responsáveis pelo pagamento dos cuidados; (2) Auditoria e melhoria contínua dos serviços prestados, certificação dos seus serviços, bem como para a avaliação e medição dos níveis de serviço da Clínica; (3) Gestão da relação com os Clientes, incluindo gestão dos canais de contacto com o mesmo, online, presenciais e telefónicos (incluindo comunicações por telefone, SMS, e-mail ou correio, nomeadamente sobre agendamento de consultas e meios complementares de diagnóstico ou faturação); (4) Envio de resposta a reclamações e sugestões; (5) Envio de comunicações informativas e de marketing, mediante o seu consentimento prévio; (6) Realização de inquéritos de avaliação da satisfação dos clientes, mediante o seu consentimento prévio; (7) Emissão e envio de faturas eletrónicas, mediante a sua aceitação; (8) Segurança e videovigilância.

(c) Adequação, pertinência e proporcionalidade

Os Dados Pessoais devem ser adequados, pertinentes e limitados ao que é necessário relativamente às finalidades para os quais foram recolhidos e posteriormente tratados.

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA só deverá proceder ao tratamento de Dados Pessoais se os mesmos forem necessários para a prossecução da sua atividade, cumprimento de obrigações legais, para a execução de um contrato ou contratos em que o Titular dos Dados seja parte ou de diligências prévias à formação do contrato ou declaração da vontade negocial efetuadas a seu pedido.

Para determinadas finalidades, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA apenas poderá tratar os Dados Pessoais dos seus Clientes se obtiver o seu consentimento prévio e expresso, nomeadamente do tratamento para

o envio de comunicações informativas e de marketing que sejam consideradas relevantes para a promoção da sua saúde e para a prestação de um serviço de saúde de excelência, através dos diferentes canais de comunicação, nomeadamente SMS, email ou notificações.

(d) Exatidão

Os Dados Pessoais devem ser exatos e, se necessário, atualizados, tomando a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA medidas adequadas para assegurar que os dados inexatos ou incompletos sejam apagados ou retificados sem demora, tendo em conta as finalidades para que foram recolhidos ou para que são tratados posteriormente.

(e) Limitação da Conservação

Os Dados Pessoais recolhidos são tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável.

Tais dados são conservados num formato que permita a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados.

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é utilizada. Existem, no entanto, requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um determinado período de tempo. Tomámos igualmente por referencial, para determinação do período de conservação adequado, as várias deliberações das autoridades de controlo de proteção de dados, nomeadamente da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Nesse contexto, temos: (1) os dados relativos à sua saúde são conservados nos termos da legislação aplicável ao arquivo da documentação clínica; (2) os dados decorrentes dos inquéritos de satisfação serão conservados pelo prazo de 6 meses, após o qual serão anonimizados; (3) os dados de faturação (incluindo faturas emitidas e recebidas por via eletrónica) serão conservados pelo prazo de 10 anos para cumprimento de obrigações legais em matéria fiscal; (4) os dados utilizados para efeitos de envio de comunicações informativas e de marketing serão conservados enquanto mantiver interesse em receber as referidas comunicações e não retirar o seu consentimento; e (5) os demais dados administrativos (incluindo de identificação e contacto) serão conservados apenas durante o período necessário para as finalidades no âmbito das quais são tratados, desde que não seja necessário mantê-los para efeito de cumprimento de obrigações legais do Responsável.

B. RECOLHA DE DADOS PESSOAIS

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA recolhe e trata os dados pessoais necessários para a prestação de cuidados de saúde, incluindo para a gestão dos sistemas e serviços da Clínica, auditoria e melhoria contínua dos mesmos.

Os seus dados poderão ser recolhidos diretamente, designadamente, quando marca uma consulta/tratamento, quando vai a uma consulta/fazer um tratamento, quando utiliza o website ou contacta a Clínica. Também podemos receber os seus dados pessoais de forma indireta através dos nossos prestadores de serviços que lhe prestam serviços em nosso nome ou dos nossos parceiros.

C. MEIOS E MOMENTO DE RECOLHA DE DADOS PESSOAIS

MEIOS E MOMENTOS DE RECOLHA DADOS RECOLHIDOS
DADOS PESSOAIS DO CLIENTE DE FORNECIMENTO NECESSÁRIO
(1) Fornecidos diretamente pelo Cliente quando acede ao website, quando entra em contacto telefonicamente com a Clínica. Nome; data de nascimento; género; email; contacto telemóvel/telefone; cartão de cidadão; contribuinte fiscal.
(2) Fornecidos diretamente pelo Cliente quando opta por solicitar telefonicamente a marcação/desmarcação de atos médicos. Nome; data de nascimento; género; email; contacto telemóvel/telefone; cartão de cidadão; contribuinte fiscal.
(3) Fornecidos diretamente pelo Cliente quando cria/gere uma conta no website. Email; género; username
(4) Fornecidos para efeitos de Telemedicina no âmbito da realização de transmissão direta de vídeo para a Teleconsulta com e sem Tele Observação. Teleconsulta: Imagem; voz; dados de tráfego, localização e e-mail. Teleconsulta com Tele Observação: Imagem, voz, áudio, sexo, data de nascimento e nome completo.
DADOS COMPLEMENTARES DE IDENTIFICAÇÃO
(1) Restantes dados de identificação fornecidos diretamente pelo Cliente quando se dirige, pela primeira vez, à Clínica Dra. Marta Padilha, quando criamos a sua ficha de cliente. Número de cartão de utente; País; Distrito e Concelho de Nascimento; morada (localidade, código postal, país, distrito, concelho, freguesia), profissão, situação profissional, estado civil.
INFORMAÇÕES DE SAÚDE
(1) Informações sobre as suas marcações, consultas ou tratamentos quando efetua uma marcação/quando solicita informações através dos vários canais (e-mail, telefone, website). A data e hora da marcação, a especialidade do médico, o tratamento/consulta a realizar/realizado, dados constantes da prescrição médica, entre outros necessários à prestação dos serviços.
(2) No decurso da prestação de cuidados de saúde integrados e partilha de dados entre corpo clínico para melhoria contínua. Motivo da consulta/ato, antecedentes pessoais (doenças de infância, imunizações, hábitos, história ginecológica, alergias, medicação, doenças ativas, doenças inativas), antecedentes familiares (situações mais frequentes – diabetes, HTA, TP, cancro, vivo/falecido, causa de morte), exame clínico, diagnósticos, exames complementares, encaminhamento, alertas (diabetes, hipertensão, etc.), grupo sanguíneo; medicamentos prescritos, identificação do prescritor, dados da receita; ato e rubrica do episódio realizado, data de início e fim do episódio, estado do episódio, profissional de saúde que executou o episódio, nº de episódio, tipo de episódio, indicação se existem resultados do episódio e identificador desses resultados, dados genéticos, origem racial ou étnica e dados relativos à vida sexual e orientação sexual.
DADOS PARA OS QUAIS TENHA CONSENTIDO NO SEU TRATAMENTO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA
(1) Quando participa nos nossos inquéritos/questionários de satisfação A sua opinião sobre nós, ou mais dados, que sejam referidos no formulário.
(2) Quando utiliza o nosso website, nos termos da Política de Privacidade e de Cookies IP do dispositivo que utiliza para lhe aceder, a data e hora do início e fim da visita ao website ou o histórico do browser do utilizador.
(3) Quando subscreve as nossas newsletters Email
(4) Para efeitos de comunicação externa (relações institucionais, relações com os media, etc.) Fotografias, vídeos e testemunhos.
DADOS NECESSÁRIOS À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PESSOAS E BENS
(1) No âmbito de gestão de acessos a sistemas e investigação de incidentes de segurança Gestão de acessos e logs, gestão de backups e gestão de incidentes de segurança
(2) No âmbito da segurança de pessoas e bens, via instalação e gestão de sistemas de videovigilância (CCTV) Gravação de imagem não existindo captação de som

D. FINALIDADES E FUNDAMENTOS PARA O TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA apenas tratará os seus dados pessoais quando esteja devidamente habilitada para o fazer.

O RGPD exige, para que o tratamento de dados pessoais seja lícito, que exista um fundamento de licitude adequado para cada finalidade de tratamento específico.

O tratamento de Dados Pessoais poderá ter por base: (i) o consentimento do titular dos dados; (ii) a execução de um contrato no qual o titular dos dados seja parte; (iii) o cumprimento de obrigações jurídicas a que a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA esteja sujeita; (iv) a defesa de interesses vitais do titular dos dados; ou, ainda, (v) a prossecução de interesses legítimos da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA (exceto se prevalecerem os interesses e liberdades fundamentais do titular).

Existem, contudo, requisitos acrescidos para o tratamento de categorias especiais de dados pessoais, como os dados relativos à sua saúde. Assim, o tratamento desses dados particularmente sensíveis só poderá ter lugar em determinados casos, nomeadamente quando o titular tenha prestado o seu

consentimento explícito, quando o tratamento seja necessário para a defesa de interesses vitais de um titular dos dados incapacitado de dar o seu consentimento, para a declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial, quando o tratamento for necessário para efeitos de medicina preventiva, o diagnóstico médico, a prestação de cuidados ou tratamentos de saúde ou de gestão de sistemas e serviços de saúde, ou ainda, quando o tratamento for necessário por motivos de interesse público no domínio da saúde pública.

A principal finalidade pela qual tratamos dados, é para efeitos de prestação de cuidados de saúde aos Clientes, bem como para comunicar e gerir a relação da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA com os mesmos, a qual terá fundamento na execução do contrato de prestação de serviços de saúde celebrados com os Clientes, ou na execução de diligências pré-contratuais a pedido dos mesmos.

Os tratamentos de dados pessoais realizados pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA, nomeadamente para o informar sobre notícias e ofertas do seu interesse e para personalizar e melhorar a sua experiência enquanto cliente (através de inquéritos de avaliação da satisfação dos clientes), o fundamento de licitude no qual a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA funda tais tratamentos será o consentimento dos titulares dos dados, ou seja, dos seus Clientes.

Podemos enviar-lhe comunicações de marketing, tais como newsletters com notícias nossas, bem como comunicações informativas e de marketing que sejam considerados relevantes para a promoção da sua saúde e para a prestação de um serviço de excelência na CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA, sendo que o fundamento de licitude será o consentimento dos titulares dos dados, ou seja, dos seus Clientes. De realçar que, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA não partilha os seus dados pessoais com outras empresas para efeitos de marketing, exceto se tivermos o seu consentimento para o efeito.

No que concerne aos tratamentos dos dados efetuados pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA para melhorar os serviços, auditá-los, e cumprir os objetivos administrativos e comerciais, o fundamento adequado será a prossecução de interesses legítimos da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA.

Relativamente ao tratamento de dados realizado pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA no contexto do cumprimento de obrigações legais, o fundamento de licitude para a realização de tais tratamentos – na sua maioria, comunicações de dados para entidades externas – será a necessidade do tratamento para o efeito do cumprimento de obrigações jurídicas.

Por fim, o tratamento de dados decorrente da videovigilância será efetuado na prossecução de interesses legítimos da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA para proteção das pessoas e bens nas suas instalações.

E. ACESSO AOS DADOS

No âmbito do tratamento dos seus dados pessoais, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA observa, a todo o tempo, os princípios da proteção de dados desde a conceção (privacy by design) e por defeito (privacy by default). Tal compromisso implica, entre outros aspetos, que os seus dados pessoais serão de acesso limitado às pessoas que tenham necessidade de os conhecer no exercício das suas funções, na estrita medida do necessário para a prossecução das finalidades de tratamento que já elencadas. Assim, quanto aos dados relativos à sua saúde e outras categorias especiais de dados, estes serão, em observância da Lei aplicável, de acesso reservado aos médicos e outros profissionais de saúde clínicos adstritos à prestação dos serviços médicos. Nos casos em que assim não seja, quando os seus dados de saúde e outras categorias especiais de dados forem acedidos por colaboradores não clínicos, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA assegurará que tais colaboradores assumem obrigações de confidencialidade contratuais perante aquelas e, em certos casos, que tais pessoas apenas tratarão os seus dados sob a responsabilidade e supervisão de um profissional de saúde. Entre os casos em que o pessoal administrativo ou de suporte técnico tem acesso aos seus dados de saúde e outras categorias especiais de dados encontram-se o tratamento de dados para efeito de faturação dos serviços de saúde que lhe são prestados, para efeito da marcação de consultas e atos clínicos ou para gestão dos seus pedidos de informação ou reclamações.

F. PERÍODO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais dos Clientes que a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA recolhe são tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados específicas, criadas para o efeito. Tais dados são conservados num formato que permita a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados.

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é utilizada. Existem, no entanto, requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um determinado período de tempo. Nessa medida, os dados relativos à sua saúde são conservados nos termos da legislação aplicável ao arquivo da documentação clínica.

No que toca aos dados recolhidos com base no seu consentimento – para envio de comunicações informativas e de marketing e envio da newsletter eletrónica –, estes serão tratados até à retirada do consentimento; relativamente aos dados tratados para a realização de sondagens e inquéritos de satisfação, estes serão tratados enquanto forem necessários para a gestão / realização da sondagem ou inquérito ou até à retirada do consentimento.

Relativamente aos seus dados administrativos, manteremos de igual forma o seu nome completo e data de nascimento, por forma a associar aos seus dados de saúde (não elimináveis), bem como continuar a prestar-lhe cuidados médicos seguros, cumprindo com todas as normas de boa prática clínica.

Manteremos igualmente, de acordo com os períodos legais em vigor os seus dados administrativos caso existam dívidas pendentes, reclamações ativas, processos judiciais em curso e para efeitos contabilísticos.

E. DIREITOS DOS TITULARES DOS DADOS

Nos termos da legislação aplicável, o titular dos dados poderá solicitar, a todo o tempo, o acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua retificação, eliminação ou a limitação do seu tratamento, a portabilidade dos seus dados, ou opor-se ao seu tratamento, mediante contacto presencial com a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA, ou de envio de email para dpo@martapadilha.pt ou de carta endereçada a Encarregado de Proteção de Dados, Avenida Casal das Cabanas nº 55, Golf Residence, 2730-277 Barcarena.

(i) O Direito de Acesso

O direito de acesso consiste no direito do titular em aceder aos seus dados pessoais tratados pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA e a informações relativas ao respetivo tratamento. Mediante solicitação, o titular de dados poderá ter acesso às finalidades, às categorias, aos destinatários dos dados, ao prazo previsto para a conservação ou os critérios utilizados na definição desse prazo, à origem dos dados, no caso de não terem sido recolhidos diretamente pela CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA, bem como às consequências da existência de decisões automatizadas e definições de perfis, se aplicável.

(ii) O Direito de Retificação

O direito de retificação consiste no direito a solicitar a retificação dos dados pessoais que dizem respeito ao titular, quando os mesmos estiverem errados, forem inexatos ou incompletos.

(iii) O Direito a ser esquecido

Na qualidade de titular dos dados, pode solicitar à CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA que cesse o tratamento dos seus dados pessoais ou que proceda ao apagamento dos mesmos. O titular de dados pode ainda pedir à CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA que deixe de tratar os seus dados para finalidades específicas.

Pese embora, a entidade Responsável pelo Tratamento em cada caso poderá recusar-se a dar provimento ao seu pedido de apagamento dos dados em determinadas situações, nomeadamente quando (i) os dados ainda sejam necessários para a finalidade que motivou a sua recolha, quando (ii) o tratamento não tenha por base o consentimento nem a prossecução de interesses legítimos do Responsável pelo Tratamento, quando (iii) os dados não tenham sido tratados ilicitamente, quando (iv) o tratamento seja necessário

para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial ou, ainda, quando (v) os dados sejam necessários para efeitos de medicina preventiva, para o diagnóstico médico, a prestação de cuidados ou tratamentos de saúde ou a gestão de sistemas e serviços de saúde.

(iv) O Direito à Limitação do Tratamento e de Oposição

Como titular dos dados tem o direito de obter da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA a limitação do tratamento. Tem o direito de se opor ao tratamento dos seus dados ou a retirar o seu consentimento, a qualquer momento. A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

Caso não queira receber mais comunicações de marketing da nossa parte, basta clicar no link de cancelamento de subscrição na parte inferior de qualquer comunicação de marketing por parte da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA

(v) O Direito a apresentar uma reclamação

Como titular de dados pessoais tem direito a apresentar uma reclamação à autoridade de controlo sempre que julgue que os seus direitos, na qualidade de titular de dados, estão a ser violados.

(vi) O Direito à portabilidade

Na qualidade de titular dos dados tem direito a receber os seus dados pessoais e a transmiti-los a outro Responsável pelo tratamento.

(vii) O Direito de não ficar sujeito a decisões automatizadas ou definições de perfis

Como titular de dados pessoais tem o direito de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis.

(viii) O Direito à informação

O titular de dados tem ainda o direito a ser informado quando ocorra uma violação de dados pessoais suscetível de implicar um elevado risco para os seus direitos e liberdades.

COMUNICAÇÃO, TRANSFERÊNCIA E RELACIONAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA poderá legitimamente comunicar Dados Pessoais a terceiros quando: (a) o titular dos dados tenha dado de forma inequívoca o seu consentimento;(b) julgue tais comunicações de dados como necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações jurídicas/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais ou (iv) para efeito acreditação da Clínica ou certificação dos seus serviços, bem como para a avaliação e medição dos níveis de serviço da Clínica; (v) seja levada a cabo para proteger interesses vitais do titular dos Dados Pessoais.

Poderemos recorrer a entidades subcontratadas para a prestação de determinados serviços (por ex.: realização de análises clínicas, anatomia patológica, radiologia, cobrança de faturas pendentes ou realização de inquéritos de satisfação), que tratam os seus dados por nossa conta, com base em contratos celebrados com essas entidades e cumprindo os requisitos da legislação aplicável.

Neste sentido, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA poderá transmitir os Dados Pessoais à Entidade Reguladora da Saúde, à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), I.P., aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), ao INFARMED, às Administrações Regionais da Saúde, aos Tribunais, Agentes de Execução, aos órgãos de polícia criminal ou ao Ministério Público quando seja notificado para o efeito ou quando tal seja necessário para o cumprimento de obrigações jurídicas, conforme legalmente previsto.

Em qualquer das situações acima mencionadas, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA compromete-se a tomar todas as medidas razoáveis para garantir a proteção efetiva dos Dados Pessoais que trata.

A informação recolhida não será transferida para países terceiros. No caso de haver transferências de dados para países fora da UE será dada prioridade a países que estejam ao abrigo de uma decisão de adequação proferida pela EU nos termos do Artigo 45º do RGPD. Caso isso não aconteça, a CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA tomará as necessárias cautelas a fim de assegurar a privacidade e segurança dos seus dados pessoais nos termos do Artigo 46º do RGPD e de os utilizar apenas de acordo com as finalidades para as quais foram recolhidos e de acordo com as práticas descritas na presente Política de Privacidade.

TRATAMENTO POR SUBCONTRATANTE

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA partilha os Dados Pessoais a entidades por ela subcontratadas para efeitos de processamento dos mesmos, por conta e sob as instruções da Entidade Responsável pelo Tratamento.

A realização de operações de Tratamento de Dados Pessoais em subcontratação é regida por um contrato ou ato jurídico que vincula o Subcontratante ao Responsável e que estipula, designadamente, que o Subcontratante apenas atua mediante instruções documentadas do Responsável, entre outros aspetos, incumbindo-lhe igualmente o cumprimento das obrigações referidas no artigo 28.º do RGPD.

Neste sentido, são adotadas regras claras de contratualização do tratamento de Dados Pessoais com os seus Subcontratantes, e exige que estes adotem as medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger os Dados Pessoais.

TRATAMENTO DE CATEGORIAS ESPECIAIS DE DADOS

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA apenas tratará Dados Pessoais quando exista um fundamento jurídico para o mesmo, nos termos do disposto no Artigo 9.º do RGPD.

O tratamento dos Dados Pessoais referidos no número anterior só pode ser efetuado por ou sob a responsabilidade de um profissional sujeito à obrigação de sigilo profissional ou por outra pessoa igualmente sujeita a uma obrigação de confidencialidade, devendo também ser garantidas medidas adequadas de segurança da informação, bem como o direito dos Clientes à informação.

MEDIDAS DE SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS

De modo assegurar a privacidade dos dados que trata, mantemos mecanismos de segurança física, digital e administrativa de processos, dando formação aos seus Colaboradores nesta área.

Implementamos um conjunto de medidas técnicas e organizativas para assegurar a privacidade dos dados que trata, designadamente: a pseudonimização e a cifragem dos dados pessoais, quando possível; a capacidade de assegurar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência permanentes dos sistemas e dos serviços de tratamento; a capacidade de restabelecer a disponibilidade e o acesso aos dados pessoais de forma atempada no caso de um incidente físico ou técnico; um processo para testar,

apreciar e avaliar regularmente a eficácia das medidas técnicas e organizativas para garantir a segurança do tratamento.

ALTERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA reserva-se o direito de, a qualquer momento, proceder a modificações ou atualizações à presente Política de Privacidade, sendo essas alterações devidamente atualizadas no website. Sugerimos que as consulte regularmente para estar a par de eventuais alterações.

Data da última atualização: 30 junho 2025.

DÚVIDAS E RECLAMAÇÕES

Poderá contactar o Encarregado de Proteção de Dados (“DPO”) da CLÍNICA DRA. MARTA PADILHA para mais informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais, bem como quaisquer questões relacionadas com o exercício dos direitos que lhe são atribuídos pela legislação aplicável e, em especial, os referidos na presente Política de Privacidade, através dos seguintes contactos: dpo@martapadilha.pt ou Avenida Casal das Cabanas nº 55, Golf Residence, 2730-277 Barcarena.

 

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