VARIZES E DERRAMES
Ter varizes ou derrames é muito mais do que uma preocupação estética; chama-se doença venosa crónica e pode provocar muito desconforto, nomeadamente dor e sensação de pernas cansadas e pesadas.


O QUE SÃO VARIZES? E DERRAMES?
As varizes são veias dilatadas, salientes e tortuosas que surgem nas pernas devido a uma alteração na circulação sanguínea. Estão associadas a uma patologia – a doença venosa crónica –, apesar de, muitas vezes, suscitarem maior preocupação pelas razões estéticas.
Cerca de 2 milhões de portugueses têm varizes. Podem ocorrer tanto em homens como em mulheres, mas é o sexo feminino o mais afetado pelas varizes e derrames.
As telangiectasias, mais conhecidas por derrames ou “aranhas vasculares”, são pequenos vasos subcutâneos que se tornam muito visíveis pela cor que apresentam (roxa, vermelha ou azulada).
Apesar de o seu impacto ser sobretudo estético e visual, os derrames podem indicar a existência de doença venosa subjacente pelo que devem ser abordados e tratados à luz desta patologia.

SINTOMAS E CAUSAS
Os principais sintomas associados às varizes são a dor, a sensação de peso, cãibras e formigueiros nos membros inferiores. Pode também verificar-se inchaço, nos tornozelos e pés, com um agravamento dos sintomas ao fim do dia e aquando de uma exposição prolongada ao calor.
Quando se verifica alterações de cor e textura da pele, com descamação e endurecimento e um aspeto acastanhado, estamos perante um estadio mais avançado da doença, que pode levar à úlcera varicosa.
Por outro lado, os derrames são maioritariamente assintomáticos, sendo a estética a maior preocupação. Ainda assim, podem manifestar alguns sintomas mais localizados, como prurido ou desconforto.
No que toca às causas, as veias têm como função encaminhar o sangue até aos pulmões e ao coração. Nos membros inferiores, e para contrariar a gravidade, existem pequenas válvulas, no seu interior, que estimulam este curso e impedem o refluxo sanguíneo.
Quando estas válvulas deixam de funcionar corretamente, o sangue começa a fluir no sentido inverso, acumulando em determinados pontos e criando, assim, os derrames e as varizes.
Existem fatores de risco que potenciam o surgimento de derrames e varizes, tais como alterações hormonais (como na fase da gravidez), o excesso de peso, a obesidade, a hereditariedade, a idade e uma vida sedentária.



O DIAGNÓSTICO E O TRATAMENTO
Mais do que tratar, é fundamental evitar o surgimento de derrames e varizes, prevenindo a doença venosa crónica. Para isso, existem alguns cuidados a manter:
– Um peso saudável;
– A prática regular de exercício físico;
– A elevação das pernas por pequenos períodos e, em paralelo, evitar longos períodos nas posições sentada ou deitada;
– O uso de meias de compressão, quando indicadas pelo médico.
O diagnóstico é feito através de uma avaliação e exame físico realizado por um médico de Angiologia e Cirurgia Vascular, recorrendo também ao eco-Doppler.
Escleroterapia
A escleroterapia é um tratamento que elimina as varizes e os derrames através da injeção de uma substância esclerosante. O objetivo da escleroterapia passa por provocar uma inflamação do vaso sanguíneo que leva posteriormente à oclusão da veia.
Este é um tratamento que pode ser realizado na clínica, sendo necessárias várias sessões para resultados mais visíveis e eficazes. É um tratamento que permite um regresso imediato à rotina diária, devendo o paciente, depois do tratamento, evitar a exposição solar e a prática de exercício físico.
Cirurgia Vascular
Em situações mais avançadas da doença, a cirurgia pode estar indicada. Existem hoje em dia alternativas cirúrgicas muito pouco invasivas, realizadas em regime de ambulatório, que permitem ao doente retomar a sua vida quotidiana de forma muito precoce.

ANTES E DEPOIS
Tratamento: cirurgia vascular para a remoção de variz e de escleroterapia para a eliminação de derrames.
Fotografia da esquerda tirada em pré-operatório; Fotografia da direita após cirurgia e 2 sessões de escleroterapia.

EQUIPA

Dr.ª Leonor Vasconcelos
Angiologia e Cirurgia Vascular | OM 38337
CONTACTOS
Entre em contacto connosco para esclarecer todas as suas questões ou agendar a sua consulta. Após o preenchimento deste formulário, será contactado pela nossa equipa.